sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

It's the most wonderful time of the year

Refiro-me à época em que todas as revistas, jornais e blogues começam a fazer as listas de melhores do ano. São verdadeiras árvores de Natal rodeadas de presentes para desembrulhar, já que não conheço 90% dos nomes. E na maior parte dos casos as surpresas são tão entusiasmantes como as prendas da minha família. Mas de vez em quando há qualquer coisa que faz o cemitério de papel de embrulho valer a pena. Lana del Rey, por exemplo.

Mas se na música a minha ignorância se deve à preguiça, no caso do cinema a culpa é do tempo que o raio dos filmes demoram a chegar cá. E as listas assumem geralmente a forma de nomeações. Por isso, que tal começarmos com os Globos de Ouro? Que, diga-se, têm aquela categoria fantástica "Melhor filme - Comédia ou Musical", em que este ano meteram A Minha Semana com Marilyn (My Week With Marilyn). O filme da Michelle Williams estreia logo no início de Janeiro, já agora.

Antes disso ainda vamos poder ver O Deus da Carnificina (Carnage), com estreia marcada para 29 de Dezembro. Marquem no calendário, parece valer a pena. Tanto Jodie Foster como Kate Winslet foram nomeadas.

Moneyball, nomeado para "Melhor Filme - Drama", estreia a 12 de Janeiro. Tem o Brad Pitt, mas, sobretudo, foi escrito por Aaron Sorkin (A Rede Social e Os Homens do Presidente). O que significa que toda a gente vai falar a 100 à hora, de forma espirituosa ou, pelo menos, muito inteligente. Nada contra.

The Descendants estreia a 19 de Janeiro. George Clooney está nomeado como actor por este filme e como realizador ("Nos Idos de Março", que recomendamos fortemente). Da última vez que isto aconteceu (Syriana e Good Night, and Good Luck.) levou para casa o prémio de representação. E depois o Óscar.

Por hoje é tudo. Vou deixar que a Filipa ou a Ana Bela falem do que está em cartaz, que tenho andado longe das salas de cinema. Já agora, enquanto olhava para o calendário de estreias, descobri que Bruna Surfistinha - O Doce Veneno do Escorpião está quase a estrear. Mal posso esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário