quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cinema português em alta

Ainda aqui não falei de um dos filmes que mais me arrepiou este ano. Sim, é português. E sim, dizem-me muitos palavrões. Mas Sangue do meu Sangue, de João Canijo é um dos melhores filmes nacionais de sempre. Porque é um filme real. Um filme de pessoas. Para mim, o maior problema da produção nacional (expressão vulgarizada à custa da 'trash tv' da TVI) é a falta de realismo dos diálogos. Ninguém responde a um "vai à merda", "vai tu"!

Mas esta obra de João Canijo é realista até doer. "Sabes a quanto está a bilha do gás? a 19,90",diz Rita Blanco à personagem interpretada por Anabela Moreira.

Um filme de personagens, com actores dignos de Óscares da Academia (Rita Blanco então é de arrepiar) e que serve de lição para aquelas pessoas que adoram ser redutoras e dizer que não gostam de filmes portugueses. Meninos: pomham os olhos no que realmente está a melhorar em Portugal há já uns aninhos.
Este post serve ainda para lembrar que outro do mesmo género - como a igualmente maravilhosa Maria João Luís - estreia amanhã nas salas de cinema. Efeitos Secundários. A ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário